SEO

3 dicas para aparecer na primeira página do Google

Alguns estudos mostram que quase 75% das pessoas nunca vão além da primeira página de resultados da busca orgânica do Google. Existe até uma piada que diz que o melhor lugar para ocultar um cadáver é na segunda página do Google pois ninguém tem paciência para ir para lá. Estatísticas e piadas à parte, seja qual for o seu negócio, eu tenho certeza que seu objetivo é aparecer na primeira página do Google.

Embora pareça extremamente difícil aparecer na primeira página do Google, com as dicas e estratégias certas, é possível alcançar esse resultado.

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave completa e aposte em long tail keywords

Um bom processo de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave.

A pesquisa por palavra-chave é uma das atividades mais valiosas no campo de SEO. Quando você pesquisa sobre a demanda de palavras-chave de um nicho, você aprende não só os termos melhores para segmentar, como também conhece melhor seus clientes.

É importante selecionar palavras-chave muito específicas chamadas long tail keywords ou palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave mais amplas (short tail keywords ou palavras-chave de cauda curta) são de natureza muito geral.

Pense no exemplo “sapatos”. Esse termo é muito difícil de ranquear de forma orgânica porque a concorrência por tal palavra-chave é alta e, geralmente, as marcas mais famosas já aparecem na primeira página.

Por outro lado, o termo “sapatos masculinos de couro online”, uma palavra-chave de cauda longa, além de trazer resultados mais específicos, tem menos concorrência do que “sapatos” e, assim, seu site tem mais chances de aparecer na primeira página do Google.

seo
Search engine

2. Invista em conteúdo de qualidade

Depois de identificar as palavras-chave mais adequadas para o seu site, o próximo passo é criar conteúdo de qualidade.

O conteúdo é um dos fatores mais importantes para ranquear uma página. Encher seu site com palavras-chave não funciona mais. Os motores de busca são muito inteligentes. Ao invés de apenas palavras-chave, eles tentam procurar utilidade e relevância de conteúdo para o usuário.

Uma densidade ideal de palavras-chave deve ser mantida em todo o site. Em cada página, a densidade de palavra-chave deve ficar entre 0.5 e 2.5%.

O conteúdo deve ser original e jamais copiado de outro site. O Google pode penalizar seu site se perceber qualquer conteúdo duplicado. A porcentagem máxima de cópia tolerada pelo motor de busca é de 3%.

Tente criar conteúdo de qualidade por conta própria. O Google recompensa sites com conteúdo original.

Leia também: Assessoria Digital

3. Faça uma boa otimização on page

Para aparecer na primeira página do Google, também é essencial fazer uma boa otimização on page. Certifique-se de que sua palavra-chave principal apareça no título, na URL, na meta description e nas imagens.

Além disso, você deve investir em links internos. Com isso, você direciona o visitante para outros conteúdos interessantes em seu site, aumenta o tempo de navegação, diminui a taxa de rejeição e eleva seu page rank, todos fatores de extrema de importância para aumentar as chances de ranquear na primeira página do Google.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *